Queremos o fim da página em branco. No projeto Inspiraturas, exploramos estímulos muito diversificados que têm no grupo a base fundamental. Daí, podemos treinar e desenvolver uma escrita mais sensível, espontânea e livre. Uma forma lúdica de derramar as palavras ainda não escritas.

Oficina de escrita literária Inspiraturas, em Pelotas

Oficina de escrita literária Inspiraturas - o fim da página em branco - A ti, que ainda acreditas na escrita, em especial a Poesia, como ...

1 de mar de 2011

Crie seu próprio e-book – grátis e fácil

Crie seu próprio e-book – grátis e fácil

Tenho recebido muitos e-mails e percebido nos fóruns das comunidades de literatura, uma série de spams oferecendo o serviço de confecção de e-books. Até aqui, nada mal. O problema é o valor absurdo que cobram por um trabalho simples.

O próprio autor poderá criar seu e-book enquanto se diverte, economiza e personaliza de acordo com suas intenções.

Eis algumas dicas:

Escreva seu livro no Microsoft Word ou no BR Office. É recomendável que configure a página assim:

Formato A% (14,6cm x 21,0 cm)

Caso se trata de um e-book de poemas, sugiro que utilize margens entre 2,0 e 2,5cm; se for de prosa, entre 1,5 e 2,0cm

Use uma fonte legível e de cor contrastante com o fundo da página;

Evite poluir seu e-book com muitas imagens. A menos que essas sejam importantes para o contexto.

Evite utilizar cores que, apesar de bonitas, podem ser cansativas, tanto da fonte como do plano de fundo. Isso contribuirá para que o leitor leia até o final;

Se utilizar figuras, certifique-se de evitar problemas com direitos autorais.

A capa poderá ser confeccionada no próprio editor de textos ou, ainda melhor, num editor de imagens (nesse caso, não esqueça de dimensionar a imagem de acordo com o tamanho da página (14,6cm x 21,0 cm). Para tal, sugiro que se utilize o photoshop para uma arte mais aprimorada.

É necessário que seu livro digital seja convertido para o formato pdf. Visite o site www.freepdfconvert.com, envie seu arquivo de texto (source to pdf) e clique em “convert”. O site fará a conversão e enviará por e-mail o link para baixar o arquivo convertido.

Pode-se utilizar conversores para pdf instalados no seu próprio PC (dopdf, primo pdf, pdf maker, etc). Tenha cuidado, pois alguns conversores gratuitos deixam uma marca d´água indesejável no seu arquivo convertido.

Alinhamento do texto?

Fica a seu critério.

Mas sugiro:

justificado para prosa;

Alinhado à esquerda para poemas sem métrica ou prosa poética/

E centralizado para poemas metrificados.

Formatação

Basicamente possui: Capa, sumário, Introdução, Corpo principal, conclusão e informações sobre o autor ou divulgação de outros produtos.

É interessante que se ouse um prefácio, escrito por outro escritor, preferencialmente, que seu envolvimento com a arte justifique sua presença no prefácio.

O conteúdo poderá ser temático ou não. Caso seja, é interessante separá-los em partes ou capítulos que orientem o leitor.

Softwares necessários:

Editor de texto que permita gráficos, preferencialmente Microsoft Word 2007 ou posterior.

Editor de imagens para a criação da capa. Se a intenção for uma capa mais simplificada, é possível usar o próprio editor de textos. Para trabalhos mais complexos, sugiro o photoshop e, para trabalhos mais automatizados, o kronen (http://www.kronen-media.de/download/kronendesign.exe )

Conversor de texto para pdf. Sugiro “dopdf”, “primo pdf”, “pdf maker”. Cuidado com os softwares gratuitos que deixam uma marca d’água indesejável no arquivo.

E, por fim, um leitor de pdf, que quase todos já tem. Pode ser adobe reader, foxit reader, etc.

Wasil Sacharuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...