Queremos o fim da página em branco. No projeto Inspiraturas, exploramos estímulos muito diversificados que têm no grupo a base fundamental. Daí, podemos treinar e desenvolver uma escrita mais sensível, espontânea e livre. Uma forma lúdica de derramar as palavras ainda não escritas.

10 de mar de 2011

MULHER - Fase inicial - 1ª Rodada

Mulher

Faz como que renascer
Neste auge intrépido e sagaz
O polido caule do prazer

Quer-se assim meu brio
Em prol da tua gloria
Tuas conquistas, todas elas
Ilustres no peito da memória

É sim, a dor pelo novo
Dádiva majestosa de teu Deus
Fraqueza tamanha do homem
Que brota do másculo choro
                                                            
Tua alegria voraz
Abriga profundo
Até mesmo magoas
E este é teu mundo

Porque assim és gente
Cheia de vida e de glorias
Sem lacunas és morada
Do amor onipresente

Autor 12: Caramelo Chorão

Um comentário:

  1. Aspectos negativos: Procurei, entre alguns sorveres de meu chimarrão, lançar um olhar mais desconfiado sobre tais linhas bilaterais, no entanto restou um vazio tamanho, prezo ao encantamento pela simplicidade ilusória que o poema se apresenta. Não encontrei qualquer vicissitude talvez pela falta de isenção que tenho para quando vejo um poema devidamente rimado. Ouso dizer que o único aspecto frustrante foi o título resumir-se a uma única palavra, talvez fosse necessária uma melhor sutileza para que não se apresentasse logo de início a preocupação com o tema pelo tema. Mas creio que como todo bom poeta que se prese, o título foi a última coisa a ser pautada, vez que a cadência das rimas mostra uma pessoa comprometida com sua verve. Ouro aspecto a ser abordado e esmerilhado é o fato de que faltaram algumas linhas no tracejo da mulher contemporânea (já que a revolução é muito recente, no sentido latu, na contramão, ícones como Joana D’arc e Hepátia da Alexandria eram atos isolados).
    Aspectos positivos: Embora algumas abordagens negativas já explicitadas acima tenham se confundido aqui, reitero a forma como me cativaram as rimas escolhidas e a coerência entre a proposta na essência da mulher, desprendendo-se apenas do paralelo histórico-evolutivo-cultural das mulheres. Porém, a formatação do poema, a sonoridade e a ânsia que se insere ao Leitor em declamar tais quadras passam por cima de muitos aspectos que se tornam ante a boa técnica do poeta, secundários e de mera subjetividade e preferência do objeto final (leitor).

    Nota: 4

    ResponderExcluir

Oficina de Escrita Literária Online – Poesia

Oficina de Escrita Literária Online – Poesia INSPIRATURAS - Escrita Criativa - oferece aos interessados na produção de poemas uma oficina q...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...