Queremos o fim da página em branco. No projeto Inspiraturas, exploramos estímulos muito diversificados que têm no grupo a base fundamental. Daí, podemos treinar e desenvolver uma escrita mais sensível, espontânea e livre. Uma forma lúdica de derramar as palavras ainda não escritas.

28 de jul de 2011

Encerramento da 2ªOficina Inspiraturas

A edição “Marisa Schmidt” da Oficina Inspiraturas foi, para nós, um novo sucesso. Superamos algumas deficiências encontradas na primeira edição (nossa gratidão aos amigos que enviaram seus feedbacks), ao passo que encontramos novas dificuldades. Mas a oficina é muito jovem e, decerto, estará melhor a cada edição.

Nessa jornada tivemos um número reduzido de adesões, no entanto, a qualidade média das obras parece ter surpreendido de forma positiva, visto que, mesmo com um número reduzido de participantes, mais autores alcançaram a fase final.

E o resultado é esse que pudemos acompanhar: o grandioso poeta Flávio Otávio Ferreira, mais uma vez, demonstrou a que veio. Sua poesia lírica e caprichada, resguardada na riqueza do léxico e no bom domínio das ferramentas de trabalho alcançou a primeira posição. Parabenizamos o poeta que tanto nos cativou com sua arte de alto nível.

É importantíssimo destacar as atuações dos poetas Rogério Germani, “Tony Montana”, Márcia Castilho, Leh Lopes, Regina cnl e André Fernandes pelo encantador desempenho. Todos imaginam a dificuldade de se resguardar a seriedade de um projeto veiculado pela internet, dado a imunidade que o anonimato confere. Contudo, a exemplo da primeira edição, tivemos um desempenho engajado dos autores oficineiros e isso garantiu o bom andamento do evento. A madura compreensão de que os jurados também estão “oficinando” é, foi e será fundamental para que todos aproveitem o processo e tenhamos o nosso sucesso. Assim, mais uma vez, o projeto Inspiraturas está gratificado, pois todos os participantes, na medida de suas possibilidades, aprenderam no decorrer da oficina.

Deixo minha gratidão àquelas pessoas parturientes e parideiras de poesia que deram luz a mais um evento da Inspiraturas: Luciana Del Nero, Dhenova e Marisa Schmidt, essas poetisas adoráveis que enquanto se expressam ensinam o mundo a amar a poesia e foram, cada qual do seu jeito, impagáveis. O envolvimento das poetisas/juradas com a proposta tem a notória força de coesão que inspira a continuidade da poesia na internet.

Em poesia livre tudo se pode, desde que resguardados os elementos que fazem a poesia ser poesia. Tudo o que é “livre” nasceu assim ou foi libertado. O primeiro caso não se aplica, vide a aristotélica Poética. Assim, a poesia pode percorrer a linha do tempo libertando-se de todos os grilhões, no entanto, jamais poderá libertar-se de si mesma. Essa essência reside nos sentidos melindrosos das leituras, que responde por quinhão gigante de sensações e significados. Poeta que é poeta de verdade escreve, publica e sabe que obra é libertina e vai se perder por aí. Quando a escrita é fecundada pela leitura é que a poesia ganha alma. E se o poeta é poeta, vai ouvir os ecos da poesia e incorporar a colaboração das leituras na peça artística. Quem oferta uma obra ao público deve se aperceber que sua necessidade de expressão deve alcançar a receptividade na leitura, senão, é mera exploração da boa vontade do leitor. Se o poeta considera a razão do leitor não vai despejar versos como quem urina em um penico. É essa a mensagem que o projeto Inspiraturas quer compartilhar com todos os que, como nós, são aspirantes à poesia.

Para os amigos que realmente gostam de ler e/ou escrever, tentamos favorecer um contexto criativo e oportuno. Gostamos do que fizemos aqui e queremos fazer melhor. Para tal, esperaremos um feedback dos participantes para que possamos utilizá-los nas experiências futuras.

Renovamos o convite para que participem da 3ª Oficina Inspiraturas.

Um brinde ao sucesso!

Wasil Sacharuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oficina de Escrita Literária Online – Poesia

Oficina de Escrita Literária Online – Poesia INSPIRATURAS - Escrita Criativa - oferece aos interessados na produção de poemas uma oficina q...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...