Queremos o fim da página em branco. No projeto Inspiraturas, exploramos estímulos muito diversificados que têm no grupo a base fundamental. Daí, podemos treinar e desenvolver uma escrita mais sensível, espontânea e livre. Uma forma lúdica de derramar as palavras ainda não escritas.

Oficina de escrita literária Inspiraturas, em Pelotas

Oficina de escrita literária Inspiraturas - o fim da página em branco - A ti, que ainda acreditas na escrita, em especial a Poesia, como ...

8 de nov de 2011

3ªOficina - 5ªrodada - Acaso Oculto


Acaso Oculto

Atravesso o sonho
De nomes extintos
Em cores tão cruas
E febres tão leves

Se a noite é sua
Desejos tão reles
Ecoam sucintos
Em profundo sono

Teu nome invade
Em silêncio o ocaso
E rasga a lembrança
De outras manhãs

Já não fazes parte
Metade ocultada
Teu nome resguarda
Maldade terçã
 
Tangerina Urbana

3 comentários:

  1. Creio que o poema “Acaso Oculto” enveredou-se num circunlóquio e fez leve aceno ao poema Lembranças, do poeta Mailton Rangel. A “prosa” tomou novo rumo; Mailton é claro, enfático na antítese lembranças de guerra X crianças; já Tangerina Urbana demora-se para revelar seu dissabor quanto aos nomes passados.
    Esteticamente, o poema é bem produzido. As rimas distanciadas quebram as aliterações e dão o fluxo cadenciado. Mas ainda não entendo o porquê dos usos “Sua” e “Teu” pelo mesmo pronome que, nitidamente, refere-se ao pronome TU no decorrer do poema.

    Nota 3,0

    Rogério Germani

    ResponderExcluir
  2. Acaso Oculto - Tangerina Urbana

    O trabalho sonoro é muito bem feito, são versos sintéticos, concisos. Tangencia o tema, não o expõe totalmente, peca aí. A troca da pessoa do discurso na segunda estrofe não prejudica o sentido, embora fira o padrão. A expressão "maldade terçã' me foi curiosa.

    Dirce dos Santos
    nota: 3,5

    ResponderExcluir
  3. Vaga descrição de visões que consistem em circulo e somatória de repetidas metáforas sem chegar a fechamento das mesmas. Poema n4ao expõe clareza.

    Nota: 3,0

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...