Queremos o fim da página em branco. No projeto Inspiraturas, exploramos estímulos muito diversificados que têm no grupo a base fundamental. Daí, podemos treinar e desenvolver uma escrita mais sensível, espontânea e livre. Uma forma lúdica de derramar as palavras ainda não escritas.

Oficina de escrita literária Inspiraturas, em Pelotas

Oficina de escrita literária Inspiraturas - o fim da página em branco - A ti, que ainda acreditas na escrita, em especial a Poesia, como ...

5 de dez de 2011

2ª proposta: Retrato de personagem

Retrato de Personagem

O retrato de personagem compreende a descrição dos aspectos visuais – aparência física, fisionomia, vestuário, gestual etc -, bem como psicológicos ou emocionais – caráter, personalidade, ideal político ou religioso, etc. Lembrar que o retrato de personagem, a exemplo de toda descrição, deve ser funcional.

O ‘nome’ ou ‘apelido’ da personagem pode se constituir em um elemento descritivo, em função dos conteúdos sócio-culturais a ele vinculados. Dessa forma, o nome da personagem, por si só, serve para identificá-la e inseri-la em determinado contexto. Zenaide, Zoraia e Sybila, por exemplo, são nomes próprios que funcionam para uma cartomante – e não para uma freira carmelita!

A ‘aparência física’ e a ‘fisionomia’ são marcas que podem remeter a atributos psicológicos ou à vida pregressa da personagem, de acordo com conteúdos (preconceituosos ou não) cristalizados na sociedade. A falta de dentes indica as condições sociais da personagem. Uma cicatriz no rosto sugere um episódio anterior, marcante em sua história.

O ‘vestuário’ da personagem é um elemento funcional. Uma cigana não se veste da mesma maneira do que uma freira carmelita. O vestuário, além de identificar a profissão ou grupo – social, étnico, etc – da personagem, também é índice de sua personalidade. Exemplo de retratos estereotipados: uma mulher que sempre veste blusas decotadas tem uma postura diante da vida diferente daquela outra que nunca mostra o colo.

Os ‘acessórios habituais’ da personagem também devem ser observados. Jóias e outros acessórios revelam, além da posição social, e a época em que se passa a trama –, conteúdos internos da personagem. Grandes argolas de ouro possuem o mesmo significado do que discretos brincos de pérolas?

Ainda em relação aos aspectos visuais, a ‘postura corporal’ (onde se inclui também o gestual) diz muito sobre a personagem. O modo como José dias (Dom Casmurro) caminha revela seu caráter.

Regra de Ouro: Para o retrato da personagem é válido o preceito: ‘mostrar o que pode ser visto, sugerir o que pode ser intuído.’

 

(Oficina de Criação Literária – Aulus Mandagará Martins)

 

Proposta: crie um conto, com tema livre, em que a personagem seja retratada de forma verossimilhante às possibilidades da realidade sociocultural proposta no enredo, ou seja, o retrato da personagem deve ser convincente.

Envie o conto finalizado em formato .doc (documento do Word) para oficinainspiraturas@gmail.com até o dia 18 de fevereiro de 2012.

Subsídios teóricos do conto

Boas inspirações!

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