Oficina de escrita literária Inspiraturas, em Pelotas

Oficina de escrita literária Inspiraturas - o fim da página em branco - A ti, que ainda acreditas na escrita, em especial a Poesia, como ...

1 de dez de 2014

Oficina de Escrita Criativa Online – Conto

Oficina de Escrita Criativa Online – Conto

INSPIRATURAS - Escrita Criativa - oferece aos interessados na produção de narrativas curtas uma oficina que busca integrar conceitos e técnicas literárias com o incentivo e desenvolvimento da expressão criativa e pessoal.

Quando se fala em conto, vem à mente as narrativas curtas, sejam elas com enredos sublimados ou com finais surpreendentes. Daquelas que ‘numa sentada’ pode-se ler. O conto, como afirmou Poe, precisa ser intenso e breve, ‘dizer’ muito em poucas linhas. Assim é este gênero e aqui, na OFICINA DO CONTO INSPIRATURAS ON LINE, pretende-se, através de atividades direcionadas, num total de 10 encontros via internet, mostrar um pouco mais deste tão precioso mundo, o universo das narrativas curtas, os contos.

A oficina do conto INSPIRATURAS foi projetada para ser um meio de iniciação na produção literária. No primeiro encontro, um pouco de teoria, conceito, quais principais autores. Também comentaremos a respeito da descrição, importante ferramenta para quem quer escrever bem; na segunda oportunidade, o tema será o discurso, os tipos direto e indireto; na terceira, a criação da personagem; na quarta, os principais narradores; na quinta, os sinais de pontuação; na sexta, os tipos de enredo; na sétima, o problemas que causam os ecos, redundâncias e clichês; na oitava, a importância do título; na nona e décima, tema e produção. Em cada encontro será solicitada ao oficineiro uma produção textual a partir do tema orientado.

A oficina ocorre pela internet, via e-mail e/ou redes sociais, sem definição de data para início e fim do processo, o que elimina a dificuldade do gerenciamento do tempo pessoal do oficineiro, no entanto, os desafios têm prazo definido para apresentação dos resultados;

Os oficineiros recebem e-mails contendo orientações técnicas e teóricas; e um desafio de produção para o desenvolvimento da criatividade e da imaginação, cujo resultado será avaliado e, caso necessário, retrabalhado para incorporar novos elementos sugeridos na análise. A produção constante e, se possível, ininterrupta dos contos estimula os oficineiros a conquistar o domínio das técnicas mais rapidamente;

São consideradas e estimuladas todas as formas individuais de expressão, de estilo e temática, propiciando o incremento de novas ideias e características estilísticas. A oficina pretende o exercício leve e agradável de interação e da liberdade de brincar literariamente com a criatividade.

As narrativas curtas (contos) produzidas são comentadas pelo(s) facilitador(es) da oficina, com eventuais sugestões e críticas que focalizam os aspectos positivos e negativos da produção, consistindo numa avaliação personalizada com o intuito de fomentar a eficiência da exposição literária em questão;

A oficina consiste em dez propostas lúdicas, com desafios conceituais e criativos voltados ao desbloqueio da escrita e à iniciação na arte de escrever contos, logo, ao final das propostas, o oficineiro terá produzido dez peças avaliadas, revisadas e, se necessário, reescritas.

O investimento é de duzentos e cinquenta reais, com pagamento via pagseguro ou depósito bancário.

INSPIRATURAS é um projeto voltado para atender escritores em Língua Portuguesa que aspiram produzir textos como uma ferramenta para o desenvolvimento pessoal, logo, a OFICINA DO CONTO ON LINE pretende ser coadjuvante do oficineiro no processo de ilustrar sentimentos, bem como desenvolvê-los e expressá-los numa estética bela e sensível. Primamos pela espontaneidade, pela gentileza, pelo respeito à diversidade e pela crença de que a literatura é capaz de fortalecer a existência. 


Facilitadores:

Dhenova (Andréa Iunes) é escritora gaúcha, professora de Língua Portuguesa e Literaturas Brasileira e Portuguesa, especialista em produção textual de narrativas curtas, Fundadora da Nova Ordem da Poesia e do projeto Inspiraturas, ambos voltados para o compartilhamento e a troca de experiências literárias de novos escritores. Facilitadora das oficinas presenciais de contos e poesia do projeto Inspiraturas.
Dhenova publica em: www.dhenova.com.

 

Wasil Sacharuk é escritor gaúcho e membro fundador da Nova Ordem da Poesia e do projeto Inspiraturas, ambos voltados para o compartilhamento e a troca de experiências literárias de novos escritores. Facilitador das oficinas presenciais de contos e poesia do projeto Inspiraturas. Publicou “Uma Outra Gnose”, “Sete Sinas”, “Soneto Libertino”, "Catilinárias I", "Catilinárias II", "Da Janela Virtual", "O Arquivo e a Verve", "Acrósticos" e "Escorpião - versos autobiográficos".
Wasil Sacharuk publica em .www.wasilsacharuk.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...