Queremos o fim da página em branco. No projeto Inspiraturas, exploramos estímulos muito diversificados que têm no grupo a base fundamental. Daí, podemos treinar e desenvolver uma escrita mais sensível, espontânea e livre. Uma forma lúdica de derramar as palavras ainda não escritas.

11 de mai de 2017

Oficina de Escrita Literária Online – Poesia

Oficina de Escrita Literária Online – Poesia

INSPIRATURAS - Escrita Criativa - oferece aos interessados na produção de poemas uma oficina que busca integrar conceitos e técnicas literárias com o incentivo e desenvolvimento da expressão criativa e pessoal.

A proposta compreende a leitura de poemas contemporâneos, a análise, a escritura e a reescritura de obras poéticas; motivada por propostas lúdicas voltadas ao desenvolvimento e ao aprimoramento da composição poética. Para tanto, a oficina foi projetada para ser um meio de iniciação na produção literária.
DSCF7250

A oficina ocorre pela internet, via e-mail e/ou redes sociais, sem definição de data para início e fim do processo, o que elimina a dificuldade do gerenciamento do tempo pessoal do oficinando, no entanto, os desafios têm prazo definido para apresentação dos resultados;

Os oficinandos recebem e-mails contendo orientações técnicas e teóricas; e um desafio de produção poética para o desenvolvimento da criatividade e da imaginação, cujo resultado será avaliado e, caso necessário, retrabalhado para incorporar novos elementos sugeridos na análise. A produção constante e, se possível, ininterrupta dos poemas estimula os oficinandos a conquistarem o domínio das técnicas e a aquisição de um estilo mais rapidamente;

São consideradas e estimuladas todas as formas individuais de expressão, de estilo e temática, propiciando o incremento de novas ideias e características estilísticas. A oficina pretende o exercício leve e agradável de interação e da liberdade de brincar literariamente com as letras;

Os poemas produzidos são comentados pelo oficineiro, com eventuais sugestões e críticas que focalizam os aspectos positivos e negativos da produção, consistindo numa avaliação personalizada com o intuito de fomentar a eficiência da exposição literária em questão;

A oficina consiste em cinco propostas lúdicas, com desafios conceituais e criativos voltados ao desbloqueio da escrita e à iniciação na arte de escrever poemas, logo, ao final das propostas, o oficinando terá produzido cinco ou mais peças avaliadas, revisadas e, se necessário, reescritas.

1.O que é a Poesia? Breve história
2.Os elementos de um Poema: A Rima
3.Os elementos de um Poema: A Métrica
4.Figuras de linguagem - Aliteração e assonância
5.Estética, estrutura e licença poéticaoficina de poesia

O investimento é de duzentos reais, com pagamento via depósito bancário. Pelo prazo de noventa dias, todos os tópicos propostos serão contemplados e todos os poemas produzidos serão comentados e, apontadas as sugestões pertinentes. Cada poeta usufruirá da personalização dos serviços de acordo com suas necessidades e desejos.

INSPIRATURAS é um projeto voltado para atender escritores em Língua Portuguesa que aspiram produzir textos como uma ferramenta para o desenvolvimento pessoal, logo, a OFICINA DE POESIA ON LINE pretende ser coadjuvante do oficineiro no processo de ilustrar sentimentos, bem como desenvolvê-los e expressá-los numa estética bela e sensível. Primamos pela espontaneidade, pela gentileza, pelo respeito à diversidade e pela crença de que a literatura é capaz de fortalecer a existência.


DSCF5956Wasil Sacharuk é escritor gaúcho. Membro fundador da Nova Ordem da Poesia e do projeto Inspiraturas, ambos voltados para o compartilhamento e a troca de experiências literárias de novos escritores. Facilitador das oficinas presenciais de contos, crônicas e poesia do projeto Inspiraturas. Wasil Sacharuk publica em www.wasilsacharuk.com.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

encontre a Casa do poeta Inspiraturas: